ARQUITETURA PARA AUTONOMIA
ATIVANDO TERRITÓRIOS EDUCADORES
POR QUE TERRITÓRIOS
EDUCADORES?
A busca aqui é por "construir um espaço no qual se reconheça aqui e agora"*, lugares com pertencimento e formas de habitar o mundo com um propósito individual e um sentido coletivo, em busca de uma utopia resiliente. Quais as formas que nos relacionamos com os espaços, o tempo, e as pessoas ao nosso redor? Entender-se parte de um movimento que está juntando pessoas dos mais diversos contextos para construir um mundo que acreditamos e queremos viver a partir de onde estamos. Territórios que aceitam o diferente, o presente e o que emerge do encontro como ponto de partida.
*Renato Cymbalista
CHAMADA ABERTA
TERRITÓRIOS
EDUCADORES
Quais as estruturas a serem criadas para fomentar a autonomia do ser?
Quais arquiteturas existem para instigar a liberdade, a colaboração, a co-responsabilidade, o cuidado consigo, com o outro e com o espaço que habitamos?
Considerando que 90% das cidades são construídas sem arquitetos e urbanistas, quais são os reais arquitetos que estão imaginando e construindo o mundo que queremos viver? Quais os modos de produção, os materiais, os modos de relação e reprodução social que são praticados por esses coletivos e apontam caminhos de futuros possíveis, inclusivos, diversos, justos, e ecológicos?